Gov. Lula X Gov. FHC
CONFRONTO DE NÚMEROS Comparação de 100 indicadores vê diferenças entre governos Lula e FHC Por Maurício Dias O governo Lula é melhor do que o governo de Fernando Henrique Cardoso? Parece que sim, para 48% da população brasileira, conforme mostrou o Ibope divulgado em 17 de junho. A série histórica da pesquisa – encomendada desde setembro de 2003 pela Confederação Nacional da Indústria – indica que esse resultado positivo não é uma situação ocasional registrada agora, quando Lula atravessa, por sinal, uma tormenta política. A vantagem do governo petista sobre o tucano tem sido freqüente. Já foi maior (55% em setembro de 2003) e menor do que agora (em junho de 2004 baixou para 42%). Seria essa uma percepção positiva advinda de falsos milagres atribuídos aos marqueteiros? Afinal, Lula tem usado bastante a publicidade para anunciar alguns de seus feitos administrativos. Parece que não, a julgar pela comparação de 100 indicadores de desempenho governamental medidos nos dois primeiros anos dos dois governos. Nesse confronto direto – Lula vs. FHC – a vitória do petista sobre o tucano é incontestável. Assim, os números sustentam o retrato feito pelas pesquisas. “Nos 100 indicadores de desempenho, os dois primeiros anos do governo Lula bateram os do primeiro biênio FHC em 56 deles, contra 44 médias de FHC superiores às de Lula”, afirma o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, em texto publicado na revista Insight Inteligência, que, por mala direta, circulará a partir da terça-feira 28 para um seleto número de autoridades, políticos e intelectuais.
O objetivo de Wanderley Guilherme dos Santos é o de oferecer um cardápio capaz de atiçar um debate que vá além das suposições feitas até agora. Estabelecida a comparação entre as variações dos dois primeiros anos do governo Lula – a fase que já possui séries completas – com as variações dos dois anos do primeiro e do segundo mandato de FHC, surge o governo que apresenta os melhores resultados. A consolidação dos indicadores em três categorias – “economia”, “produção” e “social” – pode ser o começo de uma reflexão sobre “qual tem sido o melhor governo”. Não havia, até então, um conjunto de informações tão grande como o que foi reunido por ele. Os números permitirão um julgamento mais consistente dos dois governos. Um que já acabou (FHC) e outro ainda em andamento.
Para Wanderley Guilherme, o resultado tira o argumento martelado pelas vozes de oposição: “É falsa a propaganda de que a gestão do atual governo inexiste ou é inepta”, disse ele a CartaCapital.
Wanderley Guilherme não entra na avaliação das políticas executadas, que, em alguns casos, são iguais ou bastante próximas. Ele convoca os “sérios investigadores” a imaginar e a pesquisar as razões pelas quais “o desempenho do primeiro biênio do governo Luiz Inácio Lula da Silva foi largamente superior ao desempenho dos dois mandatos da era FHC nos dois biênios considerados”.
Os resultados da pesquisa Ibope guardam uma relação expressiva com os indicadores. No ranking do instituto, a sondagem de junho mostra que o governo tem maus resultados no capítulo do “combate ao desemprego”. Para o Ibope, “as menções a esse tema, que chegaram a 17% em março, a melhor posição no ranking desde o início do governo, recuaram para 13%”. Há um crescimento na desaprovação quanto ao combate ao desemprego. Ou seja, uma condenação implícita à política de juros altos, considerada pelos especialistas como o principal entrave ao “espetáculo do crescimento”.
Isso está refletido na planilha dos indicadores sociais e pesa contra Lula. A pesquisa confronta indicadores de todo tipo, desde dados de desemprego e concessão de crédito até mesmo consumo de carne. Na rubrica “desemprego aberto”, o governo de Fernando Henrique supera o de Lula nos dois biênios. FHC ganha também no consumo de carne e há um empate no indicador “Operações de crédito do sistema financeiro – Habitação”, considerada a média dos três biênios. O governo tucano foi melhor, igualmente, na manutenção do salário mínimo real.
O governo Lula tem nítida vantagem sobre o “salário real médio – indústria”, no preço do pão francês e no preço do botijão de gás. Assim como vence, na média dos biênios, em relação ao número de famílias assentadas e no custo da cesta básica. Ao final, consideradas as 16 rubricas sociais da planilha, o governo Lula supera o de FHC por 10 a 6 (quadro Melhores Indicadores por Gestão – consolidado).
Na categoria “economia” – em cima de uma política herdada de FHC –, a administração Lula é melhor na balança comercial, em bens de capital, na contribuição da formação bruta de capital fixo para as riquezas do País (o Produto Interno Bruto, PIB). O governo do PT leva vantagem sobre o do PSDB na diminuição da dívida interna e, por conseqüência, na relação da dívida líquida com o PIB. É melhor, na média, o desempenho de Lula na redução da dívida externa. Os tucanos estão melhores na arrecadação de IPI. Lula vence na diminuição dos índices de inflação.
No capítulo da “produção”, a taxa de juros de longo prazo (TJLP) favorece Fernando Henrique Cardoso. Mas a Taxa Selic favorece o petista. O governo FHC foi melhor na “produção física – bebidas” e nas vendas de máquinas agrícolas. Lula ganha na produção de caminhões e em “máquinas e equipamentos”.
No confronto dos dois primeiros anos de Lula com os dois primeiros do segundo biênio de FHC, a vantagem de Lula aumenta para 59 resultados favoráveis, em 100, contra 40 de FHC, sobrando um empate, analisa Wanderley Guilherme. Na média geral, segundo ele, o desempenho dos dois primeiros anos de Lula é superior ao dos dois mandatos de FHC em 64 dos 100 indicadores comparados.
Há duas semanas, em entrevista a CartaCapital , Wanderley Guilherme dos Santos denunciou a possibilidade de um “golpe branco”, pretendido por adversários de Lula, e que seria apoiado pelos tucanos, em particular. Hoje, o cientista político revê parte de sua posição – acha que o ímpeto golpista foi amainado –, mas não deixa de fazer blague, ao considerar o resultado comparativo dos números, a popularidade que Lula ainda mantém e a eleição presidencial de 2006: “Esses números explicam as razões do golpe”
Dívida pública e PIB
Dando sequência a comparação dos governos Lula e FHC, o assunto de mais um post dessa série é a verificação da variação anual do Produto Interno Bruto e a evolução da relação dívida/PIB desde 1995. Para não ser acusado de inchar o resultado do presidente Lula, estou acrecentando a estimativa de variação do PIB no ano de 2009, com a perspectiva mais pessimista que é a do mercado, com contração de 0,23% em relação ao ano anterior. Podería também usar as perspectivas de variação do PIB para 2010, que tanto o Banco Central quanto o mercado financeiro projetaram para 5%, mas novamente para evitar desqualificações, para efeitos de variação do PIB vão ser usados os índices oficiais de 1995 a 2008 e a estimativa de mercado para 2009. (CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER COM MELHOR RESOLUÇÃO)
O gráfico mostra como o país cresceu de maneira pífia no período FHC, com dois momentos claros de estagnação entre 1998 e 1999 e entre 2000 e 2002. Em oito anos de governo, seis deles tiveram crescimento abaixo dos 3% e a média aritmética da variação do PIB nos oito anos de governo FHC é de 2,29%, o que significa que ficamos quase uma década sem sair do lugar, sem crescer o suficiente para gerar emprego para tantos brasileiros que chegavam ao mercado de Trabalho. No governo Lula a trajetória de crescimento do país foi retomada, e com exceção do primeiro ano de governo, contaminado pela crise herdada do governo anterior, e o ano de 2009, que foi de uma das maiores crises financeiras da história, nos outros anos o país mostrou vigor de crescimento não visto desde a década de 70, durante o chamado “milagre brasileiro”. Em três dos 7 anos avaliados o país apresentou variação de PIB superior a 5% (não visto em nenhum momento do governo FHC), alcançou a média de 3,47% de acréscimo do PIB ao ano, em um aumento de 52% em relação ao período anterior, e essa média certamente vai ser aumentada esse ano, pois todas as previsões do PIB apontam para crescimento de ao menos 5%.
Evolução temporal da relação Dívida Pública/PIB
Evolução temporal da relação Dívida Pública/PIB
O gráfico acima mostra a evolução da relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB, que é um indicador que mostra a capacidade que um país tem de manter sua dívida pública sob controle, e quanto menor for essa relação mais saudável e vigorosa é uma economia e a confiança do mercado na capacidade desse país de pagar suas dívidas. O gráfico é inequívoco e fala por si só, o clássico “telhadinho de casa” que evidencia que a relação dívida pública só aumentou no governo FHC, saíndo de aproximadamente 30% no início de mandato e elevando até valores astrônomicos superiores a 50% (com pico de 56% em setembro de 2002), em um aumento de incríveis 72%. Já no período Lula a trajetória inverteu, e só sofreu um pequeno aumento do final de 2008 até o ano passado por causa da crise, mas de qualquer forma sendo reduzida de 50% para os 44,78% de outubro de 2009, último mês avaliado nesse estudo. O decréscimo da relação dívida/PIB foi de 11% nos 7 anos de governo Lula.
Resumindo:
FHC LULA
Média Crescimento PIB 2,29% 3,47%*
Evolução Relação Dívida/PIB 29,35% – 50,47% -> + 72% 50,47% – 44,78%**-> – 11%
* Média aritmética dos anos 2002 e 2009, levando em consideração estimativa do mercado para 2009, e sem considerar a de 2010.
** Com base na relação dívida pública de Outubro de 2009 (última aferição observada).
FONTE: todos os dados são referentes ao BC-DEPEC do Banco Central do Brasil e compilados pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo.
muito bom
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkk
Geração de empregos: vagas a mais, com carteira de trabalho assinada – Fonte: CAGED-MTE
FHC/Serra = 780.000 x Lula/Dilma = 14.000.000
Salário mínimo – Fonte: legislação brasileira – Senado
FHC/Serra = R$ 200,00 x Lula/Dilma = R$ 510,00
Salário mínimo: em dólares – Fontes: legislação e UOL
FHC/Serra = 64 dólares x Lula/Dilma = 300 dólares
Taxa de desemprego – Fonte:Pesquisa Mensal de Emprego – IBGE
FHC/Serra = 10,5% x Lula/Dilma = 6,9%
Mobilidade social (brasileiros que deixaram a linha da pobreza): Fonte:IBGE – PNADs
FHC/Serra = 2 milhões x Lula/Dilma = 27 milhões
Analfabetismo absoluto – não sabem ler nada – entre 15 e 64 anos – Fonte:PNAD-IBGE 2002/2009*
FHC/Serra = 12% x Lula/Dilma = 7%
Analfabetismo funcional – incapacidade de entender textos e realizar operações simples*
FHC/Serra = 27% x Lula/Dilma = 21%
Mortalidade infantil*
FHC/Serra = 27,5 por mil x Lula/Dilma = 19,3 % por mil
Acesso à água tratada*
FHC/Serra = 72 % x Lula/Dilma = 90%
Acesso à saneamento básico (esgoto)*
FHC/Serra = 68%% x Lula/Dilma = 75%
Produção agrícola em milhões de toneladas – Fonte: IBGE – pesquisa setorial
FHC/Serra = 123 x Lula/Dilma = 148 (recorde)
Risco Brasil: Fonte: BC**
FHC/Serra = 2.700 pontos x Lula/Dilma = 200 pontos
Dólar – Fonte: UOL economia***
FHC/Serra = R$ 3,63 x Lula/Dilma = R$ 1,70
Reservas cambiais líquidas: em bilhões de dólares**
FHC/Serra = -173 (dívida líquida) x Lula/Dilma = +183 (reserva líquida)
Relação crédito/PIB**
FHC/Serra = 14% x Lula/Dilma = 34%
Taxa SELIC**
FHC/Serra = 23,25% x Lula/Dilma = 10,75%
Taxa de inflação oficial – Fonte:IPCA-IBGE
FHC/ Serra = 12,53% x Lula/Dilma = 4,49%
Taxa real de Juros média da dívida pública***
FHC/Serra 17% x Lula/Dilma = 6%
Dídida externa Líquida – em bilhões de dólares
FHC/Serra 173 x Lula/Dilma = Zero
Relação dívida externa líquida /PIB – Fonte: IBGE e BC
FHC/Serra 45% x Lula/Dilma = 0% (zero porcento)
PIB – Produto interno Bruto (anualizado junho de 2010) – Fonte- IBGE
FHC/Serra R$ 1,32 trilhão x Lula/Dilma = R$ 3,266 trilhões
PIB per capita (anualizado junho de 2010) – Fonte: IBGE
FHC/Serra R$ 7.567 x Lula/Dilma = R$ 9.605
PIB em dólares – Fonte:FMI
FHC/Serra 0,459 tri x Lula/Dilma = 1,612 tri
BRASIL – Ranking do PIB, entre as nações, em dólar – Fonte:FMI
12º Lugar ……………. 0,459 trilhões ………. FHC/Serra – 2002
8º Lugar ……………. 1,612 trilhões ………. Lula/Dilma – 2009
CurtirCurtir
Esses números estão corretíssimos meu amigo Israel, porque nós Brasileiros, inclusive você, estamos pagando a conta com a alta carga tributária aumentada no governo PT. Conte o número de ministérios no atual governo comparado ao governo FHC que você verá o quanto a máquina pública de pessoas ociosas são pagas por nós. – Quer um exemplo? Pra quê Ministério da Pesca (criado no governo PT), se antes e ainda tem hoje o Ministério da Agricultura? Vai lá, continue justificando os bilhões que pagamos para esse governos corporativista de eleitores.
CurtirCurtir
tudo isso por causa do plano real eo aumento da divida e dos impostos agora PT deixa so herança maldita endividamento na casa dos 2trilhões Petrobras Eletrobras falida inflação artificialmente aos 6,5%
CurtirCurtir
Endividamento foi feito pelo PSDB.
CurtirCurtir
A MÁGICA DE LULA E O PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA
SAIBA O QUE LULA FEZ DE 2002 A 2010 COM A “DIVIDA INTERNA/EXTERNA” DO BRASIL
Você ouve falar em DÍVIDA EXTERNA e DÍVIDA INTERNA não entende direito,segue abaixo uma explicação
:
DIVIDA EXTERNA – é uma dívida com OS Bancos, Mundial, o FMI e outras Instituições,
No exterior em moeda externa.
DIVIDA INTERNA – é uma dívida com Bancos em R$ (moeda nacional) no país.
Então, quando LULA assumiu o Brasil, em 2002, devíamos:
Dívida externa = 212 Bilhões
Dívida interna = 640 Bilhões
Total DA Dívida = 851 Bilhões
Em 2007 Lula disse que tinha pago a dívida externa.
E é verdade, só que ele não explicou que, Para pagar a dívida externa, Ele aumentou a dívida interna:
Em 2007 no governo Lula:
Dívida Externa = 0 Bilhões
Dívida Interna = 1.400 Trilhão
Total DA Dívida = 1.400 Trilhão
Ou seja, a Dívida Externa foi paga, mas a dívida interna quase dobrou.
Agora, em 2010, você pode perceber que não se vê mais na TV e em jornais algo dito que seja convincente sobre a Dívida Externa quitada.
Sabe por que? É que ela voltou…
Em 2010 no governo Lula:
Dívida Externa = 240 Bilhões
Dívida Interna = 1.650 Trilhão
Total DA Dívida = 1.890 Trilhão
Ou seja, no governo LULA, A dívida do Brasil aumentou em 1 Trilhão!!!
Daí é que veio o dinheiro que o Lula está gastou no PAC, Bolsa família, bolsa educação, bolsa faculdade, bolsa cultura,Bolsa para presos, dentre outras mais bolsas… E de onde tirou 30 milhões de brasileiros DA pobreza !!! não saíram da linha da pobreza com dinheiro do crescimento, mas sim, com dinheiro de ENDIVIDAMENTO.
Ou acham que Lula é mágico? Ou que FHC deixou um caminhão de dólares
Para Lula gastar?
Os brasileiros, estão pagando muito caro pela atitude perdulária do governo Lula,
Que não está conseguindo pagar OS juros dessa
“Dívida trilhardária”
Tendo que engolir um “spread”(txa. Juros)
Muito caro para refinanciar OS “papagaios”,
Sem deixar nenhum benefício para o povo,
Mas apenas
DIVIDAS A PAGAR
Por todos OS brasileiros,
Que pagam seus impostos…!!!!
Faça sua análise de uma situação real ,o que está acontecendo hoje é reflexo de um plano de governo errado…Modelo de Governo que gasta mais do que arrecada…a administração pública tem que ser administrada como uma empresa privada,aliás,muito mais difícil ,pois muitas vezes voçê tem que tomar decisões impopulares para manter um equilíbrio orçamentário,não adianta voçê querer se tornar popular com aumento de gastos…,pois esses gastos vai se converter em juros,depois em dívidas e consequentemente retrocesso do país.
CurtirCurtir
Faço uma unica pergunta: Se o LULAeDILMA foram melhores,então por quê esta situação ruim e absurda de hoje?????Logo no começo do governo do LULA,ele era “muito bom”e agora depois 12 anos de PT estamos na pior… Não era pro BRASIL tá melhor que está?? Todos sabem como estamos hoje …. Pensa aí ??!!
CurtirCurtir
A comparação foi feita entre Lula e FHC. Contra fatos não há argumentos!
CurtirCurtir
Israel Portela Pelo menos algo verdadeiro nesse monte de porcaria. Obrigado.
Fiz uma tabela dos dados que você publicou e estou divulgando no meu Facebook e vou enviar para o pessoal do PSL ( partido só laranja) no congresso via e-mail.
CurtirCurtir
Como assin FHC deu mais ganho REAL no salário mínimo do que Lula…. Só se for nos dois primeiro anos mesmo.
CurtirCurtir
Mostra isso em números, os argumentos de falatório oco fica muito feio, parece somente inveja.
Dados que sustente sua fala ficaria mais aprazivel.
Como por exemplo: Todos dos recursos que FHC captou para o Brasil através da entrega do patrimônio público, quanto totalizou? Compare como era antes a malha ferroviária nacional e quais foram os investimentos que as empresas que compraram a REFESA com dinheiro do BNDES? Você sabe? E o lucro da VALE DO RIO DOCE (SEM FALAR NAS JAZIDAS HERDADAS) Qual o valor da Vale Logística? De todo o Maquinário pesado? e tudo que foi arrematado por uma bagatela, face ao lucro que a Vale teve no 1º semestre após a privatização, Você lembra?
Precisamos de dados, não de conversa.
CurtirCurtir
Gostaria de ve o que voce comentária hoje vendo o que acontece com a Petrobras!!! Eu posso hoje afirmar que se ela fosse privatizada estaria tendo um resultado muito superior ao que esta tendo e seus acionistas minoritarios ( parte da população ) estaria muito melhor. Vou até deixar de comentar sobre a corrupção. Simplesmente enxergar unilateralmente fica facil.
CurtirCurtir
Pagando o senado para aprovar suas medidas (MENSALÃO) e as mídias, qualquer um se torna o melhor político do planeta!
CurtirCurtir
Também não acho certo o uso deste expediente, que foi usado pela primeira vez em BH (AZEREDO-PSDB), porém, mesmo denunciado, nunca foi investigado ou punido. Ao invés disso foi exportado por eles mesmos para Brasília (Serviço completo O Banco era Mineiro – Rural, o operador Marcos Valério, o mesmo que fez tudo para o PSDB lá em minas.
Acho que o que eles não contavam é que os corruptos federais, ficasse tão gananciosos.
Porém, o PT cortou na carne e puniu o alto escalão, já o PSDB….
Será que o PROPINODUTO do metrô de Sampa, será investigado por uma CPI? Já tentamos instalar várias vezes, porém, Aiqueruim não deixa, engraçado não?
CurtirCurtir
falou tudo, FHC engavetava todo, igualzinho alckmim em sp.
CurtirCurtir
Lula é uma farsa. Pegou a casa arrumada por FHC e não teve capacidade de melhorar o país, afundado que estava no lamaçal de corrupção e escândalos. Ele teria que ter tido resultados muito superiores se fosse uma pessoa séria. A maioria dos itens em que ele aparece como ganhador são resultados diretos da política econômica anterior que acabou com a inflação, ele apenas colheu os frutos. Assim fica fácil se vangloriar, em cima de resultados alcançados pelo governo que herdou. Essas estatísticas também não podem ser levadas muito a sério, quase todas são descaradamente manipuladas para favorecer o amigo do “cientista” que as elaborou. Basta observar as expressões usadas para propagandear em favor do PT e ler nas entrelinhas. Há uma manifestação clara em favor do PT. Cuidado! Onde estão as reformas estruturais? O que mudou de verdade com relação à corrupção, ao fisiologismo? Você agora se sente mais seguro nas ruas? Se tivesse ocorrido um governo de mudança mesmo a segurança tinha sido melhorada. Você está mais tranquilo com relação à saúde de sua família, ou tudo piorou? Deixamos de desmatar a Amazônia? Você confia mais no governo agora? Ou é tudo a mesma ladainha de sempre? Meter o pau no adversário para chegar ao poder e dele se beneficiar por maior tempo possível fazendo todos os conchavos com as velhas raposas? Atenção povo, não tem nada bom ou de novo. Vamos às ruas cobrar.
CurtirCurtir
Para fanático há sempre um argumento por mais absurdo que seja. Vc deve ser um grande economista.
CurtirCurtir
É tão divertido e ao mesmo tempo triste ler tanta bobagem, misturada por ressentimento de não poder esconder o LULA que todo o mundo mundo reverencia como a figura que ele é.
Farsa é tentar negar o Brasil que hoje temos e que ficará para você e seus filhos e netos, muito melhor graças aos governos do PT, graças a LULA e a Dilma.
Leia mais, se instrua sobre a conjuntura social e política do país em que você vive e que parece conhecer menos que os habitantes de outros países.
Imagine-se hoje na Espanha, Grécia, Portugal, França, Londres e Alemanha e compare o desemprego de lá e o nosso.
Veja nossos índices de crescimento e investimentos e como ainda melhoraremos quando, por nossa iniciativa, os recursos do présal começarem a mudar ainda mais a cara do nosso país.
Não se deixe emprenhar pelos ouvidos pela globo, busque outras fontes de notícias que não somente a Veja e assim você poderá comparara e abrir os olhos para o país em que vive.
CurtirCurtir
Filhinho, em que ilha deserta você estava em 2002, hein?
CurtirCurtir
Casa arrumada! Comparou o PIB dos governos de FHC e de Lula? Quanta diferença Lula ganhou em quase todos os quesitos em mesmo tempo de governo. Cite o que o FHC arrumou!, .
CurtirCurtir
Seu candidato teve 8 anos para fazer tudo que lula fez…. E mesmo assim nada, esse psdb só é bom para uma minoria kkkkk…
CurtirCurtir
Lula é o maior estadista que o Brasil já teve. O FHC nem vai ser lembrado na história daqui a alguns anos.
CurtirCurtir
vai si. como o pior presidente que o brasil já teve o povo do psdb deveria reconhecer que que nos canteiros de obra estacionamentos só tinha bicicletas hoje até os servente tem carro meus professores andavam de ônibus hoje todos tem carro não sou contra terem carros mas estes ingratos cospem no prato que esta comendo quero ver o dia que eles voltarem as mesmice que era antes eles não sabem quem eles estão defendendo
CurtirCurtir
Se leu, não entendeu, porque escrever tanta besteira num comentário é ridículo.
CurtirCurtir
Se tudo que que falam os tucanos, me respondam: Poque, o Lula foi e eleito e reeleito, porque, o FHC quando deixou o governo tinha 26% de popularidade, porque, a Dilma foi eleita e reeleita, porque, é viável a volta do Lula a presidência????
CurtirCurtir
O Consorcio que comprou a Vale, tem como sócios. FHC e JOSÉ SARNEY, a empresa em apenas dois anos, gerou lucro que daria para construir outra empresa do mesmo porte.
Fica fácil falar.
CurtirCurtir
A CASA ARRUMADA PELO PSDB, EM QUE BRASIL VOCÊ VIVE MEU AMIGO?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
CurtirCurtir
é hilário quando ouço que Lula pegou o governo arrumadinho kkkkkkkkk, o pessoal realmente tem memória curta ou é mal intencionado mesmo. Nem vou falar da corrupção que foi a maior da história e nunca investigada na época, ainda estamos esperando por isso.
https://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/05/19/as-capas-para-lembrar-o-governo-fhc
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+manchetes+fhc&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjHkaCekMvUAhUChJAKHVxWDzQQsAQIJg&biw=1920&bih=988
CurtirCurtir
Tanto fhc e lula foram os melhores presidentes do brasil,na minha opiniao foram superiores a jk,fhc com estabilidade da moeda e economia e lula no social pensando nos mais pobres.
CurtirCurtir
A vantagem dos governso Lula e Dilma é que o Brasil não correu o risco de ser vendido para o capital estrangeiro como foi a VENDA das Teles e da VALE.
CurtirCurtir
E ja tem proposta para compra da PETROBRAS, se bem que no gov.FHC, essa proposta de venda ja havia sido planejado. Como Serra perdeu para Lula, misteriosamente a P36, foi sabotada e afundada, em seguida, houve outra sabotagem em Matinha no Paraná, com proposito de mostrar que o País não tinha suporte nem condições de ter uma empresa no nível petrolífera.
Kd os laudos da Petrobras,, alguém viu
CurtirCurtir
Sim é uma dedução de quem viveu o plano real e sabe de sua importância.
Porém, sem dúvida, os governos de Lula e atualmente o de Dilma, trouxeram ao nosso país muitos mais qualidade de vida, crescimento e desenvolvimento que em qualquer outra fase de nossa história.
CurtirCurtir
Fernando Henrique e Lula/Dilma sao mandatos presidenciais distintos:
FHC fez um governo de guerra para recuperar um pais falido (sem resevas em dolares), quebrado e inflacionario, mesmo contra a oposicao ferrenha do PT, e lancou o Plano Real, um marco no futuro sustentavel do Brasil! Sem comparacoes com qualquer outro governo.
Uma recuperacao economica de exemplo para o mundo. Recuperou a economia (plantou), vendeu estatais falidas, modernizou o pais e firmou bases para um crescimento sustentavel, apesar de diversas crises economicas mundiais no periodo (crise do Mexico, Crise da Russia e outras que que inibiram o crescimento economico mundial e retardaram o crescimento nacional).
Um governo de guerra e reestruturacao da Nacao Brasileira.
O governo Lula, que sucedeu FHC, apenas colheu as bases firmadas por Fernando Henrique Cardoso, sustentado ainda por uma economia mundial recuperada das crises anteriores e em franco crescimento e, ainda, pelos precos das commodities em alta (a principal pauta de exportacao do Brasil estah no agronegocio), que geraram, por si soh, sem intervencao do Lula, um formidavel superavit nas contas externas, que possibilitaram ao Brasil acumular dolares e um colchao de moeda forte contra outras crises.
A economia mundial alavancou o crescimento do Brasil.
Assim bastava a Lula e Dilma investirem pesado esse excedente economico, um momento unico na historia do Brasil, uma janela para o primeiro mundo, no desenvolvimento do Brasil, aplicando em infraestrutura, saude, educacao, seguranca, beneficios sociais etc, que sustentariam nosso desenvolvimento e crescimento economico por decadas.
Mas tudo foi em vao.
A era perdida Lulodilmopetista soh investiu no Bolsa Familia e em obras nunca concluidas (como a transposicao do Rio Sao Francisco, que consumiu mais de 8 bilhoes de reais e estah abandonada) ou desnecessarias (a Copa do Mundo levou 31 bilhoes de reais ate agora), na criacao de mais ministerios (39 ministerios ineficientes e gastadores contra 22 de FHC) dispendendo recursos publicos para a corrupcao e gastos desnecessarios ou inuteis que não alimentaram a producao e o crescimento sustentavel, alem de endividar o pais com mais de 2.1 trilhao de reais e ser obrigado a vender o patromonio nacional, como Libra e maior participacao estrangeira no Banco Brasil e endividar estatais (a Petrobras deve mais de 260 bilhoes de reais – que serao pagos com um mega aumento da gasolina ou pelo tesouro publico, o povo em ambos os casos) e, pior, inflacao descontrolada (congelada artificialmente).
Ou seja, o Brasil perdeu, nas maos do PT, uma decada e comprometeu outras decadas com a deterioracao e falencia do sistema politico economico social e institucional!
Fernando Henrique fez um governo de estabilizacao e Lula/Dilma deveriam fazer um governo de investimentos, mas…
Qualquer partido que governe o Brasil em 2015 serah obrigado a fazer duros ajustes de rumos, assim como fez FHC em 1994, quando o pais estava quebrado, falido e endividado.
A economia eh cruel com gastadores irresponsaveis.
Não temos chance de errar outra vez.
Fora PT.
CurtirCurtir
Então será a Dilma a enfrentar este seu pessimismo. Veremos. Porque será que ela esta na frente nas pesquisas com todo este “seu” desagrado sobre os governos do PT. A população esta cega?
CurtirCurtir
PERFEITA ANÁLISE
CurtirCurtir
Argumentação filosófica dos senhores Marcelo Lobo e César Alves, as vezes as paixões ultrapassam a matemática, estão falidos quem assim proceder, as urnas já apontaram e continuaram sinalizando que é melhor. – POBRE TAMBÉM É GENTE. . .
LULA / DILMA: ACABOU ESCRAVIDÃO, FOME, DESEMPREGO, SUBMISSÃO AO FMI, SUBMISSÃO DAS LEIS E OS SUPER RECURSOS PARA BIBLIOTECAS ( 7 MILHÕES P/ BIBLIOTECA DE FHC). ACABOU também os engavetamentos das pastas ROSA, AZUL, BRANCA etc. onde tudo terminavam PIZZAS. COLARINHOS BRANCOS PRESOS? coisas jamais vistas neste País. nos proximos 4 anos com Dona Dilma, veremos muito mais. . . .
Estamos juntos Daniel e Jair Portela, uma pessoa de mente curta que não conhece seu passado nao é povo nem nação. . .
CurtirCurtir
Meus parabéns.
CurtirCurtir
Parabéns pelo o seu ponto de vista,infelizmente a maioria do povo brasileiro tem a mente muito curta e o pior de tudo é deixar se influenciar por falsa promessas,pois foi o único governo que fez o maior investimento nas regiões mais pobres do Brasil foi o do PT. Só quem mora nessas regiões é quem sabe as dificuldade que viviam ante de ter esse auxilio.Em que nunca tiveram nos governo anteriores
CurtirCurtir
Teu ponto de vista tem uma característica encontrada bastante na religião. Se chama fanatismo.
CurtirCurtir
Parabéns… concordo plenamente.
CurtirCurtir
Acho que quando vc mencionou “estatais falidas” não quis incluir a Vale do Rio Doce. Porque um governo tão bom pro Brasil DEU uma empresa como a Vale do Rio Doce, avaliada em 92 bi e leiloada por 3,3 bi? E porque em um governo de 8 anos não foi construida nenhuma faculdade federal? Porque a taxa de pobreza desceu de 28,1% em 2003 para 8,6% em 2014? Ah também quando menciona inflação, não deve estar se referindo aos incríveis 12,1% no ultimo ano de mandato de FHC com os 4,6 atuais. PSDBistas são bons falando de commodities, superavit, agronegócio. Jogando o joguinho econômico do FMI e distribuindo a esmola moderadamente. E povo… ah povo pra que né? Juntando as peças, lendo o seu texto, fica claro, essa batalha é entre bolsa familia x bolsa de valores.
CurtirCurtir
Parabéns pelo excelente comentário. Só quem viveu esse momento, ou então estudou muito e, com isenção sabe dizer a verdade, sem paixões políticas e sem partidarismos. são momentos totalmente diferentes que, se estivessem nas mãos incomptentes dos PTralhas os Brasil já estaria no fundo do poço.
CurtirCurtir
Quem realmente se deu bem nas colheitas do gov.FHC, foram os banqueiros com juros altíssima, quem sempre lucrou nesse País foram os ricos milionários. Pobre mais pobre e rico mais rico
CurtirCurtir
Só temos uma saída é novamente voltarmos a ser clientes do agiota FMI e escravisarmo-nos novamente aos Norte Americanos
CurtirCurtir
FicaPT em nome do crescimento,Ponto final.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
É um cenário que merece uma reflexão dura.
Imagine que hoje, não existissem os anos de governo LULA e Dilma, que tiveram uma radical ruptura com o modelo do PSDB, de FHC, Serra e Alquimim, respectivamente, Governo Federal e Estadual em SP. Acha que estaríamos hoje no patamar que estamos?
A Forma de administrar do PSDB não tem para o povo de baixa renda, o trabalhador e o desempregado, políticas de inclusão que vimos ser implantadas no Brasil.
A solução que eles tomariam para a Crise do Subprime, que nasceu nos EUA e contaminou a economia mundial teria sido a que LULA tomou? Duvido. A FEBRABAN não deixaria e por outro lado os economistas que o assessoravam mostravam nos números que isso tudo não deveria ser tratado da forma que foi. O escandaloso é que se não fosse tratada da forma que o PT tratou, seríamos somente mais um país mergulhado em todas as crizes que estamos vendo repercutir até hoje, comprometendo inclusive a Soberania de alguns países e sacrificando a juventude em ciclos de desemprego e miséria.
Deus nos livre do PSDB de novo no poder, se eles voltam, podem ter certeza de que as últimas estatais lucrativas vão pro buraco da privatização, nisso o FHC tem experiência.
CurtirCurtir
Marcelo Lobo, sensacional sua comparação e comentários. Fomidável!
CurtirCurtir
Formidável*
CurtirCurtir
fora tucanos burgueses do caralho! é PT porraaaaaaa!!!
CurtirCurtir
FHC deixou a casa tao arrumada no final do seu segundo governo, que nao conseguiu eleger seu candidato jose serra, que quase perdeu no primeiro turno!
CurtirCurtir
Acho que os eleitores do pt estão profundamente equivocados, pois os governos pós ditadura fizeram acertos e desacertos, todos justificáveis uma vez que somos muito novos na questão democracia, o erro esta em não cobrarmos de nossos eleitos aquilo que e proposto em campanha, deixamos que administrem o Brasil como querem, reclamamos entre amigos, não temos coragem de expressar nossos desgostos a desconhecidos porque não temos total conhecimento do assunto.
Vamos aproveitar a ocasião para conhecer melhor os políticos que ai estão e fazer a melhor escolha para o Brasil, e principalmente não ter medo de tirar o pt do poder, tudo o que já foi conseguido em todas as administrações será mantido, o que precisamos e ficar com a parte boa e descartar aquilo que não nos serve.
CurtirCurtir
Marcelo Lobo, paixão e desespero político não te lavará a lugar algum, ao fazer juízo incorreto sua credibilidade fica negativa, 1º) “PAI DO PLANO REAL, ITAMAR FRANCO”. FHC governou para os ricos, mandou engavetar todas as pastas, (rosa, amarela, azul, painel e etc). com o conhecimento cultural que diz ter, deixou muito a desejar.
Analisa você, o tamanho da diferença para um simples torneiro mecânico, representar o BRASIL para o mundo e para os brasileiros. CONFIABILIDADE jamais vista, fazer o mundo acreditar que ondas gigantes são marolas, só para um grande LÍDER. A presidenta Dilma, entendeu sua cartilha e está fazendo melhor, MELHOR vai ficar se ELA continuar, eu acredito. . .
CurtirCurtir
https://www.facebook.com/events/513317218778437/599302650179893/?comment_id=599305033512988¬if_t=event_mall_comment
CurtirCurtir
Alguma coisa que o governo LULA fez , de Graças ao FHC, pois sem as reformas que ele fez teria sido um desastre, se ele se elege presidente no luga do Fernando Collo, o Brasil tinha se afundado mais rapido que o Titanic………..
CurtirCurtir
Fernando Henrique, Lula e Dilma exerceram mandatos presidenciais distintos
por Marcelo Lobo em 26 de setembro de 2014
FHC fez um governo de estabilização e o PT, com Lula e Dilma, deveria fazer um governo de investimentos, mas…
Fernando Henrique Cardoso do PSDB fez um governo de estabilização e de guerra para recuperar um país estagnado, sem reservas cambiais, quebrado e hiperinflacionário, após o fracasso de vários planos econômicos nos… governos Sarney e Collor: Plano Cruzado I e II-1986, Plano Bresser-1987, Plano Verão-1989 e Plano Collor I e II-1990.
Mesmo contra a oposição ferrenha do PT, Fernando Henrique lançou e administrou o Plano Real em 1993, quando ministro da fazenda de Itamar Franco e depois como Presidente do Brasil de 1994 a 2001, e derrubou um processo de hiperinflação que beirava 80% ao mês e perdurava desde a decada de 1980.
Fernando Henrique fez um governo de guerra, estabilização e reestruturação da economia brasileira.
O Governo de Fernando Henrique Cardoso foi um marco no futuro sustentável do Brasil, sem comparações com qualquer outro governo e uma recuperação econômica de exemplo para o mundo: recuperou a economia (plantou), vendeu estatais ineficientes que serviam de cabides de emprego e moeda política, reduziu ministérios, modernizou o país, fortaleceu instituições, criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, firmou bases para um crescimento sustentável, instaurou o tripe economico baseado no superávit primário das contas públicas, no câmbio flutuante e no regime de metas para inflação e enfrentou diversas crises cambiais e bancárias nos países emergentes, que devastaram economias no período – quebra do México (1994), crise asiática (1997), calote e crise da Rússia (1998), crise da Argentina (2001) – obrigando governos a recorrerem aos organismos de credito (FMI) e recompor suas reservas cambiais para atravessar o periodo de falta de liquidez mundial, que inibiram o crescimento econômico global e retardaram o crescimento nacional.
A economia mundial alavancou o crescimento do Brasil, sem qualquer intervenção de Lula.
O governo Lula apenas colheu as bases firmadas por Fernando Henrique Cardoso, sustentado por uma economia mundial recuperada das crises anteriores e em franco crescimento e, ainda, pelo preço das commodities em alta que dispararam no mercado mundial (a principal pauta de exportação do Brasil está no agronegócio), que geraram, por si só, sem intervenção do Lula, um formidável superávit nas contas externas, que possibilitaram ao Brasil acumular reservas cambiais, atualmente em 368 bilhões de dólares, formando um colchão de moeda forte contra outras crises e, inclusive, pagar a dívida com o FMI em 2008.
Lula e Dilma dispunham de recursos financeiros para investimentos na infra estrutura mas falharam no planejamento e na execução
Assim bastava a Lula e a Dilma, em doze anos de mandato, investir pesado esse excedente econômico, um momento único na história brasileira, uma janela para o primeiro mundo, no desenvolvimento do Brasil, aplicando em infraestrutura, saúde, educação, segurança, benefícios sociais etc, que sustentariam nosso desenvolvimento e crescimento econômico por décadas.
Mas tudo foi em vão: A era perdida.
A era perdida Lulodilmopetista só investiu no Bolsa Família e em obras nunca concluídas por falta de planejamento e execução, como a transposição do Rio São Francisco, que consumiu mais de 8 bilhões de reais e está abandonada ou em obras desnecessárias (a Copa do Mundo levou 35 bilhões de reais e as Olimpíadas outros 40 bilhões), na criação de mais ministérios (39 ministérios ineficientes e gastadores contra 22 de FHC), aumento exagerado da carga tributária para manter um Estado gigantesco, excessiva intervenção do Estado na economia, dispendendo recursos públicos para a corrupção e gastos desnecessários ou inúteis que não alimentaram a produção e o crescimento sustentável, além de endividar o pais com mais de 2,3 trilhões de reais e ser obrigado a vender o patrimônio nacional, como o Campo de Libra da Petrobrás, maior participação estrangeira no Banco Brasil e endividar estatais (a Petrobras deve mais de 300 bilhões de reais – que serão pagos com um mega aumento dos combustíveis ou pelo tesouro público, o povo em ambos os casos), comprometimento dos investimentos de bancos fomentadores da economia como Caixa, Banco do Brasil e BNDES (este último virou uma espécie de “Bolsa Empresário”) e, o pior dos males: inflação descontrolada nos preços livres e congelada artificialmente nos preços “administrados”, causando fortes desequilíbrios financeiros, principalmente no setor energético.
É necessário reconstruir o país
Ou seja, o Brasil perdeu, nas mãos do PT, uma década e comprometeu outras décadas com a deterioração e falência do sistema politico, econômico, social e institucional.
Fernando Henrique fez um governo de estabilização e o PT, com Lula e Dilma, deveria fazer um governo de investimentos.
Qualquer partido que governe o Brasil em 2015 será obrigado a fazer ajustes de rumos, assim como fez FHC em 1993, quando o país estava quebrado, falido e endividado.
A economia é cruel com gastadores irresponsáveis e incompetentes.
Não temos chance de errar outra vez.
FORA PT. Fora Dilma. Fora Lula.
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=676974579044548&id=100001960375306&set=a.133455300063148.32012.100001960375306&source=57
.
CurtirCurtir
Parabéns pelo esclarecimento. Talvez alguém acorde desse pesadelo que é apoiar o PT.
CurtirCurtir
Para fim de conversa é só verifica o Crescimento do IDH, que é o que interessa ao povo e ao país,comparando-se os dois governos.Último item do primeiro gráfico.
CurtirCurtir
Uma coisa a ser pensada… Como era o governo antes de Itamar/FHC? O Brasil não é somente “durante e pós FHC”, há de analisar o “antes”, como por exemplo do Brasil de Sarney (remarcações diárias de preços) e Collor (desapropriação da poupança).
CurtirCurtir
Gente,temos que pensar que seja lá quem ganhar,estaremos dentro de um país que hoje com algumas perguntas em pauta responderá o que queremos.Os investimentos com a copa trouxe melhoras ou dívidas?seu salário dar para vc se alimentar bem?tens um bom atendimento hospitalar?está satisfeito com a segurança?vc sabem seus direitos de cidadãos e deveres?gente os brasileiros lutaram para o voto ser livre e participar não podemos impor,pq assim estaríamos derrubando a democracia,mais antes de votar temos que entender que muito do que esta aí é culpa em parte nossa,se está achando ruim estudem,revejam conceitos mude por exemplo,deixando de furar fila,não jogando o lixo no chão,sabendo o significado de Vereador,deputado,senador e presidente,pq quem não entende de política será governado por quem entende.O Brasil é um país enorme lindo que está precisando urgente de algo novo,que traga segurança a longo prazo,estamos juntos no país que não deveria ter partido mais um todo preocupado com o coletivo,que o presidente que assuma esteja preparado,tenho um filho e sei bem o que fazer para educa-lo até vim uma lei que seu filho pode denunciar vc,um projeto de minha casa minha vida,que de minha não tem nada ,pois só é sua quando se termina de pagar,houve melhoras pq foi plantado algo lá trés o problema é que todos que entram querem fazer algo para numa futura eleição fazer marketing,queremos apenas um páis simples,com mais segurança,comida na mesa,emprego com salário digno,pq eles aumentam um absurdo os seus salários e o nosso é mínimo e ainda com descontos,gente eu vou estudar e dar o meu melhor pq um dia sonho com gente como nós assumindo um cargo político,para depois dizer o que fez.Espero que entendam que criticar sem auto analisar é concordar com qualquer opinião.
CurtirCurtir
Comparem com o restante dos paises do BRIC (emergentes) e vejam o que acontece. Cresceu igual o mais que Brasil ? Culpa de Lula o Brasil crescer ?! Foi o movimento natural das empresas entrando em paises com alto potencial de consumo que injetou dinheiro na economia graças às medidas tomadas por FHC. Se vocês têm mais de 35 anos estão muito mal informados ou são coniventes com a quantidade de mentiras contadas pelo PT.
CurtirCurtir
Não sou PT, mas, entendo que a pior coisa que pôde acontecer à economia do Brasil foram os 8 anos de FHC. Os números dizem tudo, é só comparar. FHC vendeu a seus amigos a Vale, as Teles, queria vender Banco do Brasil, Correios e tudo mais que valesse acima de R$1,00.
Tempo que só merece ser lembrado para nunca mais esquecermos que essa gente do PSDB fez isso com o Brasil por causa dos poderes que lhe outorgarmos através de nosso inocente voto .
CurtirCurtir
Clóvis, você tem quantos anos? Você acha realmente que a propaganda eleitoral do PT é de fato verdade? De fato, falando em números uma porrada de coisas o PT ganha mas faz o seguinte, vai numa universidade próxima e fala com um professor de economia e pergunta a ele o que realmente foi a política econômica do governo FHC, como era o Brasil antes e a importância dela a ponto do governo do PT se gabar dos frutos dela.
CurtirCurtir
FHC NUNCA PERMITIU INVESTIGAR NADA…….TODOS SABIAM DOS DESVIOS …..STF……PF……AS MÍDIAS………E NADA NUNCA FIZERAM……SÓ FICAMOS SABENDO DOS ROUBOS ATRAVÉS DAS MÍDIAS ALTERNATIVAS………SEU GOVERNO FOI EXTREMAMENTE CRUEL…….DEIXOU MORRER MAIS DE 5000 CRIANÇAS DE DESNUTRIÇÃO………DEU A PREÇO DA BANANAS NOSSAS RIQUEZAS…….QUEM SABE A QUEM OU POR QTO. VENDEU?? TODOS OS BCOS. ESTATAIS…..TODAS AS TELEFÔNICAS……..SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO TEM OLHOS PARA VER BRASIL SAIR DO MAPA DA FOME…….DA DÉCIMA QUINTA POTÊNCIA MUNDIAL PARA A SEXTA ENCAMINHANDO-SE PARA A QUINTA……..NADA NUNCA SAIU NAS MÍDIAS DOS PROJETOS SOCIAIS CRIADOS POR ELE ….HOJE USADOS POR GOVERNOS DE OUTROS PAÍSES……ASSIM ACONTECEU COM HADDAD…..A MELHOR GESTÃO DE SP E NADA NUNCA FOI PUBLICADO PELAS MÍDIAS……..
POVO BRASILEIRO GOSTA DE CORRUPTOS NAS DUAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES VOTARAM EM PSDB…DEM…..ESSES PARTIDOS JUNTO COM PMDB SÃO OS MAIS CORRUPTOS……
CurtirCurtir
Bla bla bla bla, infelizmente o “analfabeto” foi muito melhor que o “doutor”.
CurtirCurtir
HÁ UMA DIFERENCIA ENTRE PT E PSDB 1-NO GOV.PSDB ELES GOVERNAVAM PARA UMA MINURIA PREVILEGIADA JÁ NO GOVERNO DO PT É MAIS ABRANGEDOR TANTO RICO COMO POBRE SENTE ESSE GOVERNO COMO UM GOVERNO MAIS PRESENTE COM MAIS AÇÕES EM DIVERÇAS ÁREAS INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO QUE SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER AS OPORTUNIDADES SÃO MUITAS…PODE VER HOJE VOCÊ VER NO SEU BAIRRO POR EXEMPLO A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONSEGUIRÃO SE FORMAR ISSO É BEM PRESENTE.AGORA QUE TEM QUE MELHORAR SEMPRE VAI TER.
CurtirCurtir
A Previdência Social (INSS) não foi bem administrada pelos dirigentes da nação, só se preocuparam em roubar o dinheiro dos impostos e da Petrobras. Tem muita gente recebendo benefício indevidamente. Os aposentados e pensionistas que contribuíram honestamente estão prejudicados por causa do desvio de dinheiro. O fator previdenciário não precisava existir se os políticos pegasse um pouquinho de dinheiro da PETROBRAS ou dos 45 ESCANDALOS DA ERA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e aplicasse na previdência Social até eliminar o fator previdenciário; mais nada disso foi feito para ajudar a nós Aposentados e Pensionistas. Com Dilma a PETROBRAS perdeu 162 bilhões.
CurtirCurtir
não vamos tirar o mérito do fhc. foi ele que em 94 reuniu uma equipe de economistas e projetou o plano real.mas convenhamos o plano foi lançado em 94, ele teve 8 anos para organizar os setores sociais e não o fez.O lula começou o governo batendo todas as metas de desenvolvimento da;economia,saúde, educação, infra estrutura ,habitação e, o principal erradicação da pobreza. meus filhos hoje estuda em escola e universidade federal ,graças aos programas de acesso do governo lula .Não tive a mesma sorte, ingressei na faculdade(de matématica) na era fhc , por que consegui uma bolsa, pois não tinha o leque de oportunidades que ha hoje.
CurtirCurtir
NO GOVERVO FHC NAO TINHA ECONOMIA E MUITO MENOS UMA MOEDA DESCENTE A VENDA DAS EMPRESAS FOI POR CAUSA DO COLLOR QUE DEIXOU OS CAIXAS VAZIOS.NA VERDADE O FHC PAGOU O PATO DE TUDO E PAGA AINDA HOJE,MAS SEM ELE NAO TERIAMOS ECONOMIA E NEM MOEDA FORTE. EU LEMBRO QUE DURANTE ALGUM TEMPO O REAL FICOU MAIS ALTO DO QUE O DOLAR AGORA EU PERGUNTO QUANDO É QUE ISSO ACONTECEU COM O LULA OU DILMA? SEM FALAR QUE NA QUELA EPOCA AS COISAS ERA MAIS BARATAS E ESSES NUMEROS NAO SAO CONFIAVES,POIS AS FONTES SAO TODAS MANIPULADAS PELO GOVERNO,INCLUSIVE AS URNAS ELEITORAIS.FAÇA UMA PESQUISA NAS RUAS EM VEZ DE ACREDITAR NESSES NUMEROS.
CurtirCurtir
não são opiniões, são fatos e ponto
CurtirCurtir
O lula e dilma tiraram milhões da pobreza mas os colocaram pra viver eternamente nas costas dos outros brasileiros como eu. Se o bolsa familia é um bom programa porque só aumenta o numero dos brasileiros que dele depende. Eu explico: primeiro porque os que da bolsa miséria dependem continuam na miséria que o PT desejou, segundo, o desemprego acabou com milhões de familias brasileiras que ficarão penduradas no bolsa familia só Deus sabe até quando principalmente no nordeste brasileiro onde viver em troca de trinta reais é como ganhar na mega sena é um paraiso.Quando aparecer o roubo e desvios de dinheiro nesse tal PROGRAMA SOCIAL, a mascara do lula e da dilma vai cair. Um recado aos nordestinos dependentes eternos do bolsa familia, criem coragem de trabalhar dignamente vc não vai morrer se trabalhar, de a chance de o Brasil ter algumas pessoas de bem a mais, não se venda por uma ninharia pois vc estará financiando a desgraça dos seus próprios parentes. Seja forte e Deus estará te abençoando em nome de JESUS. Seus direitos como brasileiros vão além disso, mas se vc continuar assim não vai passar disso, e serás eternamente miserável
CurtirCurtir
Me respondam uma pergunta ae vocês comunistas de plantão:
Se o governo do Supremo Líder do Comunismo Brasileiro Lula e da dona Dilma foram tão
bons, por que eles deixaram a dívida pública crescer tanto? Por que foram criados encargos dentro do regime sem a necessidade? Por que temos que pagar impostos tão altos para manter
servidores públicos que não fazem nada? Por que o verdadeiro trabalhador honesto neste país não consegue subir de vida nesse regime comunista? Por que é que instituições de ensino, como a que eu estudei, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia estão sumindo? Por que o preço do nosso combustível continua subindo, sendo que mundo à fora o preço está cada vez
mais baixo? Por que o combustível vendido pra fora do país é mais barato do que o que nos é distribuído aqui?
Resumindo: por que o mundo inteiro anda para frente, enquanto o Brasil ainda insiste em continuar andando para trás, como aconteceu com outros regimes comunistas: Cuba, Coréia do Norte e a extinta URSS?
CurtirCurtir
That’s a creative answer to a diuicfflt question
CurtirCurtir
Tem gente que não sabe interpretar o texto ou acha que as outras pessoas são ignorantes. A matéria “Compara Governo de FHC com o de Lula”! Em comparação, o de Lula foi superior e ponto. Contra fatos não há argumentos!! Querem falar mal só do PT e defender o PSDB?? Que coerência tem nisso pelaamordeDeus??
CurtirCurtir
Lula! Guerreiro! Do povo brasileiro! Chora coxinhas!
CurtirCurtir
Rosa Weber?
Justo ela? Parente proxima da mulher do Aécio Never?
Eita STF!
SABOTADORES, TRAIDORES, COVARDES, GOLPISTAS.
Com certeza, o Brasil e os brasileiros não merecem outro golpe.
Estes falsos patriotas rasgam a constituição.
Eles desprezam as leis e querem reconquistar o poder pelo golpe, pela cretina e covarde “patriotada” mentirosa.
Mentem, caluniam, vilipendiam. …
SABOTADORES, TRAIDORES, COVARDES, GOLPISTAS.
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/21/sabotadores-traidores-covardes-golpistas/
CurtirCurtir
“Governo Lula x Governo Ferrando com o povo”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/22/gov-lula-x-gov-fhc/
SABOTADORES, TRAIDORES, COVARDES, GOLPISTAS.
Com certeza, o Brasil e os brasileiros não merecem outro golpe.
Estes falsos patriotas rasgam a constituição.
Eles desprezam as leis e querem reconquistar o poder pelo golpe, pela cretina e covarde “patriotada” mentirosa.
Mentem, caluniam, vilipendiam. …
SABOTADORES, TRAIDORES, COVARDES, GOLPISTAS.
CurtirCurtir
Excelente matéria, é fato que o Governo de Lula foi superior ao de FHC. Não podemos deixar de mencionar a importância do governo e projetos de FHC, que deram um bom parâmetro para o governo de Lula, mas muito diferente dos que os desconhecedores de política relatam, não foi de maneira nenhuma somente um projeto de governo herdado pois Lula implementou diversas políticas de governo com sucesso. Outro fato, que não foi relatado na matéria é sobre a criação do plano REAL, o povo associa todo mérito ao FHC, quando de fato, o plano foi criado no Governo Itamar Franco e vosso respeitado e admirado Sociólogo FHC era Ministro da Fazenda, logo, o plano REAL foi herdado do Governo anterior e colocado em prática por FHC, sendo bem sucedido. Lula surpreendeu a todos e governou muito bem o país. Já o Governo de Dilma, infelizmente é uma vergonha em todos os sentidos. Para finalizar, falando da atual corrupção que o país enfrenta, seria injusto crucificar a atual Presidenta, todos nós sabemos que todos os outros governos viveram a mesma onda de corrupção ou até pior, especialmente o de FHC, que não é referência para ninguém. Eu não tenho partido político, não sou de direita nem de esquerda, logo, falo de forma imparcial, e se tivesse que avaliar a importância para o país dos dois Presidentes Lula x FHC, daria um empate técnico, mas em termos de Governo Lula teve melhores resultados.
CurtirCurtir
Excelente matéria, é fato que o Governo de Lula foi superior ao de FHC. Não podemos deixar de mencionar a importância do governo e projetos de FHC, que pegou o país quebrado e deu um novo rumo a economia facilitando o governo de Lula, mas muito diferente dos que os desconhecedores de política relatam, não foi de maneira nenhuma somente um projeto de governo herdado pois Lula implementou diversas políticas e estratégias com sucesso, o fato é que FHC já não conseguia mais manter crescimento e desenvolvimento em seu governo além de nunca ter atingido mesmo no seu auge a marca que Lula atingiu . Outro fato, que não foi relatado na matéria é sobre a criação do plano REAL, o povo associa todo mérito ao FHC, quando de fato, o plano foi criado no Governo Itamar Franco e vosso respeitado e admirado Sociólogo FHC era Ministro da Fazenda, logo, o plano REAL foi herdado do Governo anterior e colocado em prática por FHC, sendo bem sucedido, se fosse para falarmos de Governos anteriores teríamos que falar do Governo de Itamar Franco que foi um péssimo governo mas no final de mandato criou-se o Plano REAL e não havia tempo para implementação sendo então FHC também um oportunista da mesma forma que caracterizam Lula. Lula surpreendeu a todos e governou muito bem o país. Já o Governo de Dilma, infelizmente é uma vergonha em todos os sentidos. Para finalizar, falando da atual corrupção que o país enfrenta, seria injusto crucificar a atual Presidenta, todos nós sabemos que todos os outros governos viveram a mesma onda de corrupção ou até pior, especialmente o de FHC, que não é referência para ninguém. Eu não tenho partido político, não sou de direita nem de esquerda, logo, falo de forma imparcial, e se tivesse que avaliar a importância para o país dos dois Presidentes Lula x FHC, daria um empate técnico, mas em termos de Governo Lula teve melhores resultados.
CurtirCurtir
Lula e FHC foram melhores presidente do Brasil .30 anos atras Manaus vivia maus tato . hoje vejo Manaus uma boa cidade bonita .então desse 16 anos de governo Lula e FHC boa .no governo da Dilma e pessimo
CurtirCurtir
Lula e FHC foram melhores presidente do Brasil .30 anos atras Manaus vivia maus tato . hoje vejo Manaus uma boa cidade bonita .então desse 16 anos de governo Lula e FHC boa .no governo da Dilma e pessimo .
CurtirCurtir
Lula e FHC foram dois melhores presidente do Brasil . sabi porque a 30 anos atras Manaus existiam muita pobreza . durante governo Lula e FHC acabaram pobreza durante 16 eu vivia numa chafa dinheiro . agora no governo Dilma vivemos pessimo miseria.
CurtirCurtir
A Ciência Política afirma e prova que a maioria da CLASSE MÉDIA (principalmente a que tem curso superior) E MASSA DE MANOBRA DA ELITE DOMINANTE. Esta Classe Média é muito ocupada na sua profissão (Médico, Advogado, Administrador etc) e não tem tempo de aprofundar nas informações dada pela Mídia. Como Exemplo temos um comentário neste site.
Marcos Permalink mostra a Divida Externa mais a Divida Interna de LULA e DILMA 240 Bilhões + 1.640 Trilhão = 1.890 Trilhões. MAIOR que FHC FHC = 212 Bilhões + 640 Bilhões = 851 Bilhões. Para quem lê sem ser especialista calcula a Dívida de Lula e Dilma maior em 1.039 Trilhões.
O que importa é a relação abaixo:
Divida de FHC = 57% do PIB ————–(R$ 1.491.000.000.000,00 Trilhões).
Dívida de Lula e Dilma : 32% do PIB —-( R$ 5.904.000.000.000,00 Trilhões).
Sem contar US 350 Bilhões de Dólares de Reservas conquistados no governo Lula e Dilma.
Não pagamos a Dívida externa por os juros são baixos e estes US 350 Bilhões emprestamos a juros maior.
Pergunte a 10 pessoas o que eles conquistaram de 1998 a 2002 e o que eles conquistaram de 2002 a 2016. (Carro, casa, faculdade, eletrodoméstico, turismo etc).
Pesquise na Internet o Desemprego e a Crise Econômica na maioria dos países do mundo de 2008 até hoje.
Com a Mídia nas mãos Joseph Goebbels (ministro da propaganda de Hitler) dominou um povo de uma grande nação.
O Estado Islâmico com uso da sua Mídia, convence jovens a se explodirem.
CurtirCurtir
NÃO SOU SEU INIMIGO. Acompanho os números da economia desde Sarney.
NO GOVERNO FHC: PIB = R$ 1.491.000.000.000,00 (Um trilhão e 491 Bilhões)
DIVIDA INTERNA: 851 BILHÕES equivale a => 57% do PIB
NO GOVERNO LULA e DILMA: PIB: R$ 5.904.000.000.000,00 (Cinco Trilhões e 904 Bilhões)
DÍVIDA INTERNA: 1.039 TRILHÕES equivale a => 32% do PIB que era de: Trilhões (4 vezes maior).
O Salário Mínimo não será mais corrigido acima da Inflação. Hoje ele é R$ 937,00. Se não fosse corrigido acima da inflação hoje ele seria R$ 561,95. Com isto o Brasil deixou de ser o País com a pior Divisão de Renda do mundo para o 10° pior do mundo. Você vai ver como vai ver como a vida vai estar daqui a 5 anos.
Faça a seguinte pergunta para 30 pessoas (de empresários á empregados de serviços gerais, domésticas etc): Quanto o seu patrimônio aumentou, entre 1998 a 2002 e quanto ele aumentou entre 2003 a 2016 ?
Quantas viagens você fez e para a onde, qual porcentagem de pessoas na faculdade, carro, eletro domésticos etc.
Conheço um filho de um eletricista que hoje ele chefe do filho do Patrão do pai dele.
Em 2010 o PIB do MÉXICO FOI DE -6,5 % HOJE JÁ ESTÁ EM 2,2%. De 2008 para cá todos os países passaram pela crise mundial. Nosso PIB vai tornar a crescer más o desemprego vai continuar para manter os salários baixo. Lei da oferta e procura.
DESEMPREGO; Itália= 11,3%, Portugal = 12,4% , Espanha: Acima de 20% entre 2010 e 2016.
CurtirCurtir
Israel Portela Pelo menos algo verdadeiro nesse monte de porcaria. Obrigado.
Fiz uma tabela dos dados que você publicou e estou divulgando no meu Facebook e vou enviar para o pessoal do PSL ( partido só laranja) no congresso via e-mail.
CurtirCurtir